Resultado
Vencedor e Finalistas

Resultado do Prémio CC11 de Fotografia – 2025

O júri da 1.ª edição do Prémio de Fotografia CC11, composto por Clara Azevedo, José Farinha, Maria Mann e Rui Prata, reuniu-se no dia 26 de Junho, em Lisboa, para avaliar as 118 candidaturas recebidas, apresentadas por residentes em Portugal ou portugueses a viver no estrangeiro.

O júri salienta a diversidade de abordagens e a qualidade geral dos projectos submetidos. Foram seleccionados cinco finalistas, entre os quais se destaca o vencedor desta edição: Ricardo Lopes, com um ensaio fotográfico composto por 25 imagens que documentam o impacto da mineração de ouro na região central de Moçambique.

Os restantes finalistas são Alina Zaharia, com um trabalho desenvolvido na comunidade onde nasceu, na Roménia; Micael Dias Afonso, com uma proposta centrada na sua ligação ao território de origem; Nuno Silva, com uma reflexão visual num ambiente urbano; e Rafael G. Antunes, que documenta a presença portuguesa em Malaca.

O prémio atribuído ao vencedor consiste num valor monetário de 1000 euros e numa exposição individual. A exposição terá início em Faro, em agosto, seguirá para Lisboa em setembro e encerrará no Porto, no final do ano, no âmbito da MFA – Mostra de Fotografia e Autores, promovida pela CC11. Será igualmente publicado um catálogo com os cinco projectos finalistas.