Ricardo Lopes
— Vencedor
Sinopse
Blessed Ground é um ensaio fotográfico sobre o impacto da mineração internacional de ouro em comunidades rurais junto aos rios Púnguè e Revué, em Moçambique. Com as suas terras agrícolas devastadas, a população foi empurrada para a mineração artesanal como forma de subsistência.
A nova dependência do dinheiro, sem qualquer apoio por parte das empresas, agravou a pobreza e desfez o tecido social, com o aumento do alcoolismo, da violência de género e da prostituição. Substâncias tóxicas, como o mercúrio e o cianeto, são utilizadas sem controlo, contaminando solos, rios e alimentos. Doenças neurológicas em crianças poderão estar associadas à exposição a metais pesados.
Muitos vêem a expulsão dos camponeses e o silêncio do governo como uma condenação ao futuro. Segundo as Nações Unidas, a mineração artesanal envolve cerca de 15 milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo entre 4 a 5 milhões de mulheres e crianças, sendo responsável por 35% da poluição global por mercúrio.
Biografia
Ricardo Lopes é fotógrafo documental e fotojornalista independente, baseado em Lisboa. Estudou Fotojornalismo no Cenjor – Centro Protocolar de Formação para Jornalistas, em 2017, e, desde então, tem colaborado com diversos jornais de referência no panorama nacional e internacional. Contribui regularmente para publicações como o Público, Expresso, De Volkskrant e The Guardian, cobrindo tópicos variados, desde política, economia, ambiente, cultura, arte e viagens, tanto para as edições diárias como para os respectivos suplementos semanais. Actualmente, dedica-se a projectos de longo prazo com foco nas condições sociais, económicas e ambientais das pessoas e comunidades que fotografa.
Destaca as distinções ou prémios como a Masterclass Narrativa 2018/2019, orientada por Mário Cruz; finalista do LensCulture Portrait Awards 2019; vencedor do Prémio Série de Retratos Estação Imagem 2019; recipiente da Bolsa Estação Imagem 2020; Bienal Internacional de Fotografia de Sofia 2025; vencedor do Prémio de Jornalismo “Os Direitos das Crianças em Notícia” 2025.
© Ricardo Lopes